MUITAS PESSOAS COMEÇAM UM BAZAR, SEJA DE VENDAS OU TROCAS E ACABA COMETENDO ERROS COMUNS! ERROS QUE FAZEM A PESSOA MUITAS VEZES PARECER ATÉ UMA OPORTUNISTA DE PLANTÃO, MESMO QUE ELA DE FATO NÃO QUER SER!
ENTÃO VOU DESCREVER O QUE NA MINHA OPINIÃO SÃO OS ERROS MAIS CONUNS!
* TIRA FOTO DE TUDO O QUE ESTÁ NO GUARDA-ROUPA, INCLUSIVE DAS PEÇAS QUE AMA DE PAIXÃO E AINDA ESTÁ TOTALMENTE APEGADA!
Esse erro faz a pessoa ter várias atitudes! Em 1° lugar, faça uma limpa no guarda-roupa, separe pra trocas e vendas, somente o que vc não usa mais, usou pouco porque não sentiu afinidade com ela. Muitas colocam fotos de coisas que amam, na esperança de que encontrem algo muito mais perfeito que a peça que ela já ama! Assim, sempre dizem não pra tudo, porque óbviamente no fundo ela não quer se desfazer dessa peça! Melhor vc continuar usando e sendo feliz com ela, pois corre grande risco de trocar uma peaç que vc ama muito, por uma que não fique bem em vc!
E quando vão colocar o preço na peça é muito pior, porque acabam não sendo justas! Meninas quem trabalha profissionalmente com brechó sabe que se a peça é usada, ela não pode valer o mesmo preço, no mínimo 50% mais barata do que uma na loja da coleção nova! No mínimo! A não ser que seja uma peça de colecionador, que foi uma criação especial, como uma série com poucas peças, aí sim, temos que concordar que a peça dependendo do que for, vai valer muito mais do que até uma peça nova. Exemplificando podemos usar as bolsas LV que são séries especiais, saem pouquíssimas e se vc quiser achar uma por aí, será usada e vc terá que desenbolsar muito! Uma jóia por exemplo.... mas mesmo assim, tem que se ter noção pra colocar preço nas coisas!
*COLOCA O PREÇO QUE ELA ACHA QUE VALE
Quando se trata de brechó, não é bem assim, é claro, vende quem quiser pelo preço que quiser e compra quem quer! Mas se vc quiser ser bem vista, vc jamais deve colocar o preço que vc "acha que vale" "acho que essa blusinha (usada, desatualizada e de marca desconhecida e sem tradição) vale R$50,00" Se uma blusinha não é de marca tão conhecida, acredito eu que não deve valer mais de 100,00, se ela vale menos que isso nova, deve custar bem menos pois já é usada, e se for um modelo desatualizado, tb deve ter seu preço reduzido, então acredito que se ela custasse 80,00 nova, deveria custar usada no máximo 32,00 ( que já é 40% do preço original) então tem que ser bem conservada!
Se vc for em um brechó na sua cidade, que tem custos de aluguel de espaço e funcionários, e que ainda compra pra revender, vc vai achar calças jeans a no máximo 35,00 quando estão em bom estado, e mais caro se for de marca conhecida e de boa qualidade, porque eles tem que avaliar o produto e conhecer o público alvo! Que nesse caso, óbviamente são pessoas querendo economizar!
# fazer pesquisa de mercado, preço, qualidade, tradição, é importantíssimo pra saber do que vc está se desfazendo, o que vc pode querer por ele e tb saber o que vc está querendo da outra pessoa, pois ela pode sim, exigir algo que condiga com a peça que ela está trocando, e tb pra não correr o risco de pagar mais caro do que a peça vale!
- Como colocar o preço em uma peça?
Em primeiro lugar, lembre-se quanto pagou! Não lembra, foi um presente.... pesquise na internet! Se vc não achar nada sobre a marca na internet, pode ser um sinal de que não foi tão caro.
Veja se ela é uma peça que é atual! Para ser atual não precisa ser necessáriamente coleção do ano, pode ser um modelinho clássico, que tem um bom corte que ainda é usável nos dias atuais!
Veja o estado da peça! Pode ser uma LV mas se estiver detonada vc terá que levar isso em consideração ao calcular o preço! Quanto mais ela poderá ser usada? Pode ser reformada? Tem algum defeito? Te algum desgaste? Leve tudo em consideração e sempre deixe avisado sobre eles!
Exemplo!
( Vou dar um exemplo com uma peça minha pra que não dÊ problema de ninguém achar que estou me dirigindo de forma indireta!)
Com uma peça conhecida, vamos lá!
Calça da Vertigo!
A Vertigo é uma marca conhecida, não tanto no Brasil, mas no mundo, principalmente na Europa, pois é uma grife francesa! Aqui no Brasil é dificil encontrar boutiques que tenham essa marca.
Quanto custa um jeans dessa marca por aqui? Em média de 200,00 a 350,00
qual o estado da calça? É semi-nova, mas está super conservada, foi usada pouquíssimo! Não tem desgastes nem desbotado em sua cor, a barra é sem costura, desfiadinha, mas que já veio da loja assim, é seu modelo!
É atual? Acredito e considero que sim, fazendo pesquisas, descobri alguns modelos parecidos com essa, principalmente na Europa, que usa esse tipo de corte na calça! É um modelo de cavalo alto, pernas retas, a barra na altura no tornozelo. Tem detalhes coloridos, porém discretos e clássicos.
Analizando tudo isso, se eu tivesse uma loja com gastos (pode ser o valor do site e do serviço de web, ou tb de espaço físico e funcionários) Poderia vender até a 120,00 tranquilamente (Seria menos que 50% do valor). Mas como sou uma pessoa que utiliza um serviço de blog gratuíto, meu objetivo é apenas tirar aquilo que não uso do meu guarda-roupa e conseguir uma peça equivalente na troca, ou vender por um preço que não seja pesado para quem se interessar, mas justo frente ao que paguei, coloquei o valor de 40,00 o que pela média do preço de uma nova, não é nem 20% do valor dela, então diminui seu preço em mais de 80%. Considero esse preço muito mais do que justo, mas uma oportunidade, pois creio que é isso que um brechó deve oferecer: oportunidades! Quem tem dinheiro sobrando compra na loja mesmo, se a pessoa procura um brechó, é porque ela tem esperanças de economia e de uma boa oportunidade de compra!
* EXISTEM COISAS QUE DEVEM IR PARA DOAÇÃO!
Pense que estará ajudando o próximo e a si mesmo! Pois vc está liberando um espaço que era do velho, pra poder entrar algo novo! Vc pode ajudar pessoas que realmente pssam por necessidades e qualquer vestuário é bem vindo!
Serei meio chata no que irei falar porque eu faço bijuterias e sei quanto elas valem! Aqueles brincos de plástico em formato de coração, todo colorido, que tem a tarrachinha que já está esverdeada, infelizmente não vale mais nada, porque não doar? reformar? Sei lá dá um novo uso, como pingente da cortina do quarto da filha, usa as miçanguinhas pra decorar uma moldura, mas pra trocar ou vender não dá... lembra daquelas pulseiras de miçangas coloridas (verde e amarela) que eram feitas com fio lastex? então elas já foram faz tempo.... se elas custavam 0,80 centavos antes, vc quer vender agora a quanto? Ou tem esperanças de trocar pelo quê? Faz assim, desmancha a pulseirinha e usa as miçanguinhas pra bordar uma roupa, decorar algum obejto, ou dá de presente pra alguém....mas o valor custo benefício dela não existe em uma troca-venda! Me perdoem, meu objetivo não é ofender ninguém, mas ser realista! Tem roupas que estão desbotadas, com bolinhas, com rasgos ou coisa parecida que mostra que está bem usada? Coloque de pano pro cachorrinho dormir quentinho, dê para alguém que costura, reforme ou use de pano de chão... se não dá mais pra vc, porque daria pra alguém usar? e o pior, a pessoa terá um gasto pra receber isso?
Ser apegado demais a coisas pequenas significa Avareza, gente! Espanta isso aí da sua vida! Seja franca consigo mesma e pense que além de negócios, o seu caráter será medido pelas coisas que vc enviar, sejam trocas ou roupas vendidas!
É com o intuíto de ajudar, que escrevo esse post! Muitas meninas estão começando e não tem noção do que podem fazer, espero que as ajude, sem ofender ninguém é claro! E se vc se sentiu ofendido, veja aí se não é porque vc tem alguma coisa velha que vc tá tentando passar para alguém por um preço que não vale, ou por uma peça linda que vc viu! Aí me desculpe, mas apenas fui sincera!